Resiliência - Mantenha seu foco.

 Bem, já tem um tempo que não publico nada, pesso desculpas a todos vocês leitores por isso. Para marcar esse retorno as publicações "que não vão ser tão frequentes", eu quero passar algo que recentemente passou a ser extremamente interessante/importante pra mim.   "Manter o foco, manter-se sã independente da situação, ser resiliênte."

 Para falar da Resiliência quero citar o exemplo da fase de recrutamento na "FAB - Força Aérea Brasileira", quando coloquei na cabeça que eu realmente queria ficar eu sabia que ia passar por dificuldades e que mesmo não estando, deveria me sentir preparado para aquilo. Pois é, foi dessa forma que eu me manti e estou me mantendo firme.Na fase de quarentena, por várias vezes passou por minha cabeça as seguntes perguntas; "O que é que eu estou fazendo aqui? É isso mesmo o que eu queria?". E logo vinham pensamentos que me fortaleciam, como os bons momentos que tive nos treinos, os sorrisos dos amigos, a minha família, a vontade de mostrar pra mim mesmo que eu era forte e que conseguia bem mais que aquilo. Por várias vezes, eu vi jovens recrutas, apresentando indicío de loucura ou uma leve loucura passageira "se é que assim posso dizer". A todo momento reclamando e afirmando querer matar um ou outro, ou simplesmente querendo arrumar confusão por bobagem, com raiva de tudo a todo momento, unsn lenvantam durante a madrugada assustados e com raiva, ameaçando fazer isso ou aquilo com um e outro. Dava pra notar que o piscicologico dos mesmos não estava numa boa. Com todas aquelas coisas eu sempre procurei ser calmo, conprensivo e manter meu foco. E foi isso tudo me fez pensar bastante no estado de Resiliência.

"Haverá muitas dificuldades adiante: é necessário ter Resiliência." Que palavra! ¬¬
 A palavra vem do latim "resilio", que significa voltar ao espirito natural. O conceito de resiliência
para as ciências humanas é: "A capacidade de um indivíduo em possuir uma conduta sã num ambiente insano, ou seja, a capacidade do indivíduo sobrepor-se a construir-se positivamente frente as adversidades."




 A Beleza e a motivação da resiliência esta em você poder escolher como perceber e responder ás situações adversas. o conceito vem da física e é aplicado ao comportamento humano permitindo mudanças nas atitudes e na qualidade de vida das pessoas diante do caos do dia-a-dia de cobranças, prazos, pessões, muita tensão e estresse acumulado.


"Nas duas últimas décadas, a Psicologia Positiva, um ramo da ciência psicológica, vem enfatizando o estudo das virtudes humanas. As investigações realizadas pela Psicologia Positiva têm demonstrado que uma vida mais saudável e feliz depende de sistemas de adaptação que nos permitam vivenciar plenamente as experiências. Tais sistemas se processam ao longo do desenvolvimento humano e, dentre eles, um é essencial, a Resiliência.

 Resiliência significa a habilidade de persistir nos momentos difíceis mantendo a esperança e a saúde mental. Pessoas altamente resilientes, tornam-se mais fortes após situações difíceis. Porquê isso acontece?  Porque elas desenvolvem confiança em si mesmas aprendendo novas formas de lidar com os eventos.

 Em geral, a resiliência depende de algumas condições psicológicas internas e externas. No nível interno, são favorecidas as pessoas otimistas, que assumem a responsabilidade pelas próprias escolhas, que prezam a autonomia, que estabelecem vínculos sociais e familiares positivos e que são flexíveis no que diz respeito à mudança de posicionamentos, sentimentos e pensamentos. Ao nível das condições externas estão as relações positivas, àquelas que promovem suporte afetivo/material, acolhimento e cumplicidade.

 Um outro aspecto externo fundamental para o desenvolvimento da resiliência é a existência de pessoas que acreditem na nossa capacidade de superação das adversidades e, por isso mesmo, nos incentivem. Da mesma forma, oportunidades para nos envolvermos em atividades significativas – que nos permitam desenvolver a auto-estima e nos sentirmos produtivos e relevantes – contribuem para a resiliência, ou seja, para a superação das adversidades."    –Texto do blog Os Sentidos da Felicidade, Por Angelita Corrêa Scardua

 Por várias vezes eu senti dores, fiquei doente, vomitei, o corpo enfraqueceu mas, procurei me adaptar e por parte, me adaptei, eu procurei melhorias em meio a dificuldade, e estou mudando isso aos poucos.
 Se adaptar, é natural da raça humana, dos animais e da grande maioria dos seres vivos. Nos adaptamos as ocasiões, as adversidades. Aprendemos com erros e nos adaptamos buscando melhorias para nós mesmos ou se mantendo neutros a situação "mas quem se mantem neutro não muda, não se adapta". Então não seja neutro.

Aprender, adaptar-se… isso é ser resiliênte. Em última instância, é dispor-se para a mudança.

Comentários

  1. Deve ta sendo muito inTENSO tudo que você ta sentido nessa nova experiência. E pelo que vejo você está fortalecendo a parte mais importante pra aguentar isso, a mente. Força aew irmão =)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Good Friends

As 3 regras

† 19/08/2013